24/10/2019 - Homenagem a Pedro Fernandez
.

Responsável por tornar mais acessível a análise de ciência de dados aos profissionais de Marketing Analítico, faleceu hoje aos 79 anos, Pedro Fernandez.

Sua mais recente contribuição foi o primeiro livro digital publicado pelo Insper, “Data Science, Marketing & Business”, em maio desse ano, do qual é um dos coautores.



Como declarou Aurora Yasuda na ocasião: “Pedro Fernandez um grande amigo e pesquisador notável. Dos poucos da academia que transpôs com muita sabedoria e didática seus conhecimentos para uso na prática dos negócios, marketing e entendimento do consumidor. O livro vem em boa hora para iluminar essa necessidade super atual do mercado.”


A obra coroou a carreira brilhante desse pesquisador nascido na Argentina, na qual foi matemático, estatístico, mestre, doutor, docente na FGV e no Insper, empreendedor, CEO de vários institutos entre eles MDS, Novaction (na qual já fazia em 1989 previsões de potencial de mercado para novos produtos) e IPSOS.

Mas foi, acima de tudo, um profissional com espírito pioneiro, inovador, visionário e, pelos depoimentos que ouvimos no evento de lançamento do livro, certamente uma pessoa inspiradora, que ajudou vários colegas e discípulos a empreender novos desafios em busca da assertividade estratégica, mas sempre amparada em sólido conhecimento científico.